segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Menina estás à janela

Foto : Egidio Santos
Vitorino, 1994
De 1994 é também esta foto de Vitorino. Fomos ao seu encontro no hotel em que estava instalado, no Porto, antes de um concerto.
Lembro-me bem dessa reportagem e não pelos melhores motivos. A entrevista era para "O Independente". Pelo meio da conversa lá se foi parar a Zeca Afonso e diz a reporter que ia comigo, à laia de pergunta " mas o Zeca Afonso não era propriamente um cantor de protesto, pois não?" Com uma só pergunta, deu para perceber o quanto a minha cara colega nada percebia de música portuguesa e a pouca preparação que tinha para aquela entrevista. O Vitorino, manteve a compostura e, num tom quase de professor, lá foi explicando que era exactamente o contrário e lá citou uma série de músicas do Zeca que mostravam o quanto ele era um verdadeiro cantor da revolução. Por dentro devia estar a bradar aos céus por lhe enviarem para entrevistas pessoas tão mal preparadas. E eu, que nada tinha que ver com o assunto, estava envergonhado por me ver ali no meio de tanta ignorância.
Mas a reportagem lá continuou e no momento das fotos o Vitorino posou com aquele charme de pavão vaidoso que lhe dá tanta graça. E que dá tão bons retratos.
E aqui por casa, lá se continua a ouvir os seus discos. E os do Zeca, claro!

1 comentário:

Zaclis Veiga disse...

A foto é linda! A história é ótima. Vou usá-la em uma de minhas aulas, ok?