sábado, 30 de janeiro de 2010

A bela e o anjo!

Foto : Egidio Santos


Solveig Dommartin, 1994
Festival de curtas metregens de Vila do Conde


Quem gosta de Wim Wenders, conhece certamente esta mulher. Foi por ela que o anjo de "As asas do desejo" decidiu renunciar á imortalidade. Por amor, por desejar tocar-lhe e sentir o seu cheiro. Beijá-la. Ela era trapezista num circo quase falido. A história, para quem nunca viu o filme (falha imperdoável!), é de uma grande beleza. Os textos, do escritor Peter Handke, são fabulosos. E a fotografia do filme é do melhor que já se fez.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Carreira de futuro! Garantido!


Foto : Egidio Santos
1994
Continuando as minhas digitalizações de negativos eis que chego a esta imagem e percebo como errei na escolha da profissão. De facto devia ter enveredado por uma carreira politica no Partido Socialista. Senão vejamos: há 16 anos atrás estavamos perante três militantes socialistas. Agora, olhando para a mesma imagem, temos um Alto Comissário das Nacões Unidas para os Refugiados, um alto quadro da Galp e o Presidente da Iberdrola em Portugal. De facto António Guterres, Fernado Gomes e Pina Moura, não se deram mal com os ares da politica. A crise não é para todos, não!
E quanto à cadeira que está vazia? Bom, quem sabe... talvez seja de Jorge Coelho...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Menina estás à janela

Foto : Egidio Santos
Vitorino, 1994
De 1994 é também esta foto de Vitorino. Fomos ao seu encontro no hotel em que estava instalado, no Porto, antes de um concerto.
Lembro-me bem dessa reportagem e não pelos melhores motivos. A entrevista era para "O Independente". Pelo meio da conversa lá se foi parar a Zeca Afonso e diz a reporter que ia comigo, à laia de pergunta " mas o Zeca Afonso não era propriamente um cantor de protesto, pois não?" Com uma só pergunta, deu para perceber o quanto a minha cara colega nada percebia de música portuguesa e a pouca preparação que tinha para aquela entrevista. O Vitorino, manteve a compostura e, num tom quase de professor, lá foi explicando que era exactamente o contrário e lá citou uma série de músicas do Zeca que mostravam o quanto ele era um verdadeiro cantor da revolução. Por dentro devia estar a bradar aos céus por lhe enviarem para entrevistas pessoas tão mal preparadas. E eu, que nada tinha que ver com o assunto, estava envergonhado por me ver ali no meio de tanta ignorância.
Mas a reportagem lá continuou e no momento das fotos o Vitorino posou com aquele charme de pavão vaidoso que lhe dá tanta graça. E que dá tão bons retratos.
E aqui por casa, lá se continua a ouvir os seus discos. E os do Zeca, claro!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dar lugar ao pensamento


Foto : Egidio Santos
Eduardo Lourenço esteve esta tarde em Guimarães. Oportunidade extraordinária para ouvir uma conferência em que se falou de Europa, Portugal, felicidade e identidade.
Um verdadeiro prazer ouvir este homem.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As lições do Sr. Arquitecto





Foto : Egidio Santos
Última aula de Alexandre Alves Costa, 21 de Janeiro de 2010. Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ó senhor, dê-me um autógrafo!

Foto : Egidio Santos
Porto, 1 de Maio de 1994
Os que habitualmente visitam esta casa, sabem que ando a digitalizar os meus negativos antigos.
Já comecei há cerca de dois anos, pelos negativos mais antigos (1988) e vou agora em 1994. De vez em quando vou tendo umas surpresas. Aparecem reportagens que já não me lembrava de ter feito, imagens de pessoas que não me lembrava de me ter cruzado com elas. Outras de gente que já morreu. Por vezes dou com imagens que na altura em que as fiz não me chamaram a atenção, e por isso nunca sairam da folha de negativos.
É o caso desta foto do Sérgio Godinho, nas comemorações do 1º de Maio de 1994, no Porto. Quando do scanner me saiu esta imagem fiquei surpreendido. Nunca tinha reparado nela. E gosto bastante. Tal como gosto da música e letras do Sérgio.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Paisagem de fim de tarde

Foto: Egidio Santos

Baguim do Monte, Zona industrial, Janeiro de 2010.

Não deve haver nemhum blog com mais imagens de Baguim do Monte do que este! Que grande record, hem?


sábado, 16 de janeiro de 2010

Que triste tigre!

Foto : Egidio Santos
Ana Deus, vocalista dos Três Tristes Tigres.
Porto Estação de São Bento, 1994.
Gosto da voz da Ana Deus, gosto das músicas dos Três Tristes Tigres. E gosto da brincadeira de tentar dizer o nome do grupo consecutivamente até chegar ao ponto em que estamos a dizer tês tistes trigues...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cenas de rua

Foto : Egidio Santos
Gondomar

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Desespero

Foto : Egidio Santos
Empresa DST, Braga, Janeiro 2010

sábado, 9 de janeiro de 2010

Por terras de Braga


Foto : Egidio Santos
Braga, Janeiro 2010

Finalmente


Foto : Egidio Santos
É raro de acontecer. Muito raro! Mas hoje estou orgulhoso do meu parlamento, e dos seus deputados. Porque, por uma vez, conseguiram ver mais além. Por uma vez, não olharam para o que a maioria quer, mas para o que a justiça e a igualdade de direitos pedia. Porque perceberam que preconceitos como o racismo, a igualdade de género ou a homofobia, não podem ser referendados. Porque a liberdade não pode ser referendada.
Não consigo perceber a lógica dos que defendem que o casamento gay vem retirar dignidade e qualidade aos casamentos heterosexuais. Não entendo em que é que o meu casamento com a minha mulher pode ser diminuido por algures haver dois homens, ou duas mulheres, que vão poder realizar o seu projecto de vida. Tal como eu realizei o meu. Pelo contrário, parece-me que quantas mais pessoas felizes houver por aí no mundo, melhor a vida de todos poderá ser. E estou certo que hoje alguns rostos estarão mais sorridentes que nunca.
Todos passamos momentos em que namoravamos às escondidas para não sermos apanhados pelos pais. Não consigo imaginar o que será viver toda uma vida a namorar às escondidas de toda uma sociedade.
Foi bom ver que apesar de tantas "diluições" e mudanças de rumo que se verificam na nossa politica, ainda há esquerda e direita. Isso viu-se bem ontem. E fez-me perceber que ainda tenho boas razões para me manter à esquerda. Não é que alguma vez tenha tido dúvidas.
Parabéns Srs Deputados!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Paisagem encantada

Foto : Egidio Santos
Trás-os-Montes, 2009
"Este Trás-os-Montes da minha alma! Atravessa-se o Marão e entra-se logo no paraíso!"
Miguel Torga

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um postal cá da terra!

Foto : Egidio Santos
Porto, 1994

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Letras e mais letras

Foto : Egidio Santos

Os cheques-livros oferecidos no Natal começam a ser trocados. Para já trouxe estes. Comecei por "A solidão dos números primos" de Paolo Giordano. Livro fantástico. Li-o em dois dias. Agora estou no "Meridiano de Sangue" de Cormac McCarthy. Uma boa maneira de começar o ano.

Embalados pela música

Foto: Egidio Santos

Morreu Lhasa de Sela. Voz poderosa. Nunca a vi ao vivo. Lembrei-me desta foto de dança cigana para ilustrar este post em jeito de homenagem, que tem algo a ver com o lado nómada desta cantora.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Gracias

Foto : Egidio Santos
Póvoa de Varzim, 1993
E ao primeiro dia do ano, este blog atingiu as 25 000 visitas.
Obrigado a todos!